Informação básica sobre Slings de Argolas 

sling de argolas, também conhecido por ring sling, ou simplesmente por RS, é uma peça do tecido com duas argolas cosidas num dos lados. Normalmente o tecido tem entre 160 e 200 cm de comprimento e cerca de 60-70 cm de largura.

Muitas marcas fazem só um tamanho dos seus slings. O comprimento deles é normalmente por volta de 2 m. Mas há também várias marcas que decidiram fazer pelo menos dois tamanhos dos seus slings: um mais curto e outro mais comprido. Nas imagens de baixo podem ver como fica a uma pessoa da minha postura um sling de tamanho S, da marca Tula (foto esquerda) e um sling de tamanho único da marca Lenny Lamb (foto direita).

Sling-de-argolas-collage.jpgFotos por Nuno Cesar Nunes, All Rights Reserved

Como são feitos?

A maioria das marcas que vendem panos de tecido tem na sua oferta também slings de argolas feitos a partir dos panos. No mercado dos porta-bebés usados encontramos também slings de argolas convertidos a partir de panos, Wrap Conversion Ring Sling, o que significa que alguém comprou um pano de tecido e depois cortou e coseu as argolas. Para as mamãs menos experientes nestes trabalhos (como eu) recomendo usar os serviços de uma costureira. Ou em alternativa, podem seguir um tutorial de 4 minutos da Jom Gendong e fazer um ring sling sem coser.

As argolas também podem ter tamanhos diferentes, Small, Medium ou Large. Argolas maiores significa ajuste mais fácil, por isso antes de comprar é sempre bom perguntar qual o tamanho das argolas.

argolas-para-ring-sling.jpgFotos por Nuno Cesar Nunes, All Rights Reserved

Opção rápida e prática

A grande vantagem dos slings de argolas é a rapidez de colocar. Há uns meses escrevi sobre os 5 fatores a considerar para escolher um porta-bebé onde analiso em detalhe a rapidez e facilidade de amarração de vários tipos de porta-bebés, onde o sling de argolas se destaca, pela simplicidade de utilização e pela possibilidade de reutilização já depois de amarrado.

Outra grande vantagem é o tamanho. É tão curto que enroladinho cabe perfeitamente na carteira. E também podem ser usadas tanto com recém-nascidos como com crianças mais crescidas.

Sling-De-Argolas.jpg
Foto por Nuno Cesar Nunes, CC BY-NC-ND

A maior desvantagem é que, como usamos o sling num ombro, ou seja, de uma forma assimétrica, esta opção pode ser mais cansativa para as nossas costas.

Atenção ao acabamento das argolas

Existem vários tipos de aplicações das argolas nos slings, mas podemos dividi-las em dois grupos: de preginhas, em inglês, pleated e simples, em inglês, gathered. Algumas marcas fazem só um destes tipos de acabamento, outras fazem os dois.

A diferença entre os dois tipos de acabamento é a forma como se distribui o peso durante a amarração e o nosso conforto nessa amarração. Há quem prefira uma opção é há quem prefira a outra, mas geralmente o ombro simples (gathered) é considerado mais confortável.

Nas fotos seguintes têm um ombro de preguinhas da marca Lenny Lamb e um ombro simples, da marca Fidella.

RingSlingCollage
Fotos por Nuno Cesar Nunes, All Rights Reserved

Se não souberem qual escolher, podem sempre recorrer a uma biblioteca de panos, como na Carregados de Amor, na Gosto de ser mãe ou na Rent a sling para experimentar os dois tipos e depois decidir.

Agora fiquei curiosa, depois digam-me qual escolheram!