O que é a ClauWi® – Escola de Babywearing?

Era uma vez…

…na Alemanha, uma mãe de dois filhos. Amamentou os dois e carregou os dois ao colo com a ajuda de um sling, e partilhava com outros pais a paixão que tinha por babywearing e amamentação. Mas depois nasceu o terceiro filho, e as coisas deixaram de ser tão fáceis. Ele sofria de um distúrbio postural e foi carregado num pano durante o dia inteiro. Os resultados para a mãe eram devastadores – imensas dores e problemas na coluna. Essa experiência e o sofrimento aguçaram a curiosidade da mãe, e ela começou a estudar o assunto de carregar bebés em panos mais de perto, com a intenção de descobrir formas mais saudáveis de carregar o peso de um bebé.

Clau(dia) + Wi(lhelm)

Essa mãe chamava-se Petra Wilhelm. Juntamente com a amiga Cláudia Hahn (o nome ClauWi provém da junção de nomes das duas) falaram com médicos, ortopedistas, fisioterapeutas, e com as indicações deles trabalharam em técnicas de amarração que fossem fisiológicas e ergonómicas para os bebés e as mães. As duas amigas descobriram que o babywearing pode ser agradável, prazeroso até, e que, corretamente feito, não causa dores.

img_0577

Foto: Petra Wilhelm, fonte www.clauwi.pl

E assim nasceu a ClauWi® – ao descobrir e ao transmitir aos outros pais, as boas práticas em babywearing. Ao amarrar um pano e ao ensinar a amarrar, não de qualquer maneira, mas respeitando ao máximo os nossos corpos, e aproveitando ao máximo a capacidade que o tecido tem de suportar peso. Ao ajudar os corpos dos adultos e dos bebés a manterem-se saudáveis através do babywearing.

Desde 1999

A ClauWi® foi fundada em 1999 e está em constante melhoramento; obviamente as indicações sobre o uso correto de um pano evoluiram imenso desde a fundação da escola. Mas os fundamentos da ClauWi® mantém-se sempre os mesmos: é uma escola de babywearing, não é associada a nenhum produtor, marca ou loja de porta-bebés, e a sua missão é a divulgação do babywearing e do conceito de parentalidade com apego, assim como o estabelecimento de elevados padrões de qualidade e boas práticas no uso de panos, slings e outros porta-bebés.


Formação de consultoras ClauWi®, nomeadamente em Lisboa, fotos por ClauWi®, All rights reserved

A concretização destes objetivos passa pela colaboração com especialistas de diversas disciplinas, que se ocupam com a saúde infantil e questões posturais em adultos. Além disso, a ClauWi® aposta numa rede ampla de consultores de babywearing profissionais, com conhecimentos amplos e profundos, que prestam apoio especializado e individualizado às famílias “no terreno”.

Mais de 15 anos de experiência em formação de consultores e a constante preocupação com qualidade da formação faz com que as consultoras de babywearing ClauWi® tenham conhecimentos de desenvolvimento físico e emocional do bebé e as suas aplicações práticas para o uso de porta-bebés, e a capacidade e realizar amarrações com um pano porta-bebés com precisão e qualidade.

Workshop avançado de Babywearing em Almada, Agosto de 2016, fotos por Pedro Medley, All rights reserved

Podem saber mais sobre a escola ClauWi em www.clauwi.de e muito brevemente também no site da ClauWi Portugal.