Ninguém fica pendurado

Estes dias vamos celebrar a Semana Internacional de Babywearing. Em Portugal, como no mundo todo, vai haver encontros e eventos para os pais que já carregam ou que querem carregar os seus bebés de uma maneira saudável e fisiológica.

E que tal fazermos juntos algo maior?

Algo que fique por mais tempo? Uma coisa que que vai ajudar de promover e celebrar o Babywearing durante o ano todo?

Vamos juntos mostrar como e porque vale a pena carregar os bebés assim! Não os queremos pendurados nos marsúpios, nem virados para frente, mas aconchegados e seguros nos colos das mamãs e papás.

#ninguemficapendurado

Todos sabemos o poder que as redes sociais nos dão, e a possibilidade que nos dão de promover algo fantástico como o Babywearing. Há pouco tempo atrás pouco havia sobre Babywearing em português, mas a nossa voz, em conjunto, com os grupos do Facebook, com os eventos em que participamos, com os blogs que criamos, está a criar o espaço na nossa sociedade para esta sensação maravilhosa de carregar os nossos bebés apertadinhos.

Por isso conto convosco para partilharem as vossas fotos a carregar os vossos bebés nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc) e usar a hashtag #ninguemficapendurado.

img_0877
Foto por Julia Wronikowska Nunes, All Rights Reserved

Depois de Semana Internacional de Babywearing vamos juntar todas as fotos, criar uma composição e partilhá-la aqui no blog.

E não deixem que preocupações de privacidade vos bloqueiem, escondam a cara dos vossos bebés, ou peçam-nos para o fazer, mas partilhem.

Mas isto não acaba aqui.

Vamos continuar usar esta hashtag. Nas nossas fotos, nos nossos blogs, nas nossas conversas, nos vários grupos do Facebook.

A ideia não é minha. Vem da Polónia onde há um ano a Magda, cansada de ver a popularidade dos marsúpios decidiu organizar uma campanha de promoção de Babywearing saudável. Criou uma hashtag #nicminiewisi (traduzido para inglês #carrynotscary), colocou a foto seguinte no Instagram e começou a magia.

image
Foto por Magdalena Chichońska, fonte da imagem: blog dwiecorki

E a campanha não terminou com a foto e com a hashtag. A Magda publicou no seu blog uma entrevista com uma médica ortopedista que explicou porque é importante carregar os bebés de maneira a não prejudicar o desenvolvimento das ancas e da coluna.

Neste momento, só no Instagram, há quase 12 mil fotos com a hashtag #nicminiewisi e podem ver um video que demonstra o poder da campanha.

Acho que podemos fazer isto em Portugal também!

E uma última coisa.

Claro que esta campanha e este hashtag não são ideais. Talvez até nem faça sentido nenhum. Mas acredito que vale a pena partilhar as boas opções de Babywearing. Porque acredito que há pessoas que querem saber.

Pessoalmente, não quero forçar ninguém a mudar mas sim mostrar claramente as opções e virtudes de praticar Babywearing com qualidade e segurança, com benefícios para os pais e para os bebés, e divulgá-las ao máximo para que estejam totalmente disponíveis para qualquer interessado.

Posso contar convosco? #ninguemficapendurado