Babywearing à chuva

Uma das coisas que as pessoas temem é carregar os bebés no Inverno. Estamos preocupadas que o bebé vai ficar com frio, molhado com a chuva ou vai apanhar vento nos ouvidos.

Mas a verdade é que é muito mais fácil de proteger o bebé do frio quando vai transportado no nosso colo. Sempre encostado à mãe ou ao pai, a sentir calor humano. Sempre a uma distância pequena para podermos sentir se está com frio ou com calor.

O meu maior problema no meu primeiro Inverno como mãe foi andar com o bebé no carrinho e apanhar chuva, porque o bebé ia naturalmente todo tapado mas eu já não tinha mãos para segurar o guarda-chuva para mim. Agora fica ainda mais difícil, porque preciso de ter uma mão para um rapaz de três anos que obviamente quer andar sozinho mas para atravessar a rua vai de mão dada.

Opção 1: comprar um casaco de babywearing

Há várias marcas que têm na sua oferta casacos próprios para babywearing. São muito giros e alguns vem com peças que permitem transportar bebés com portes ao peito e às costas.

Em Portugal a Mammy Susy faz ponchos espectaculares de babywearing.

As lojas Slingocoisas Babywearing World, JusiMom também vendem casacos muito em conta. Os casacos da marca Diva Milano podem encontrar em Portugal na loja Sling em Viana é Amor

Outras marcas que podem espreitar são a MaMLenny LambTwigaAngel Wings, Momawo, Liliputi e oMatko!.

Mas o que fazer quando não queremos gastar muito dinheiro mas queremos continuar andar na rua mesmo no inverno?

Opção 2: usar o casaco do pai

Especialmente quando o bebé ainda é pequeno e o carregamos em portes ao peito podemos optar pelo casaco do marido/namorado ou simplesmente um casaco oversized, uma capa ou um poncho. No entanto, esta opção torna-se mais complicada quando o porte passa para as costas.

Opção 3: faça você mesmo

Outra opção low cost é fazerem o vosso próprio casao. Há vários tutoriais DYI de como fazer um casaco de babywearing usando materiais que provavelmente já temos em casa. Um dos meus preferidos é da Dine + Twine, que transforma um casaco impermeável antigo num casaco de babywearing simples e prático.

Opção 4: comprar usado

Comprar um casaco usado fica sempre mais em conta do que comprar um novo. E particularmente os casacos de babywearing não costumam ter um uso muito intensivo, pois apenas servem os dias mais frios ou mais chuvosos, e também não são usados por muitos anos, porque as crias crescem e querem andar pelo próprio pé. É possível encontrar um bom casaco, em bom estado, a bom preço.

No Facebook, por exemplo, os grupos Venda de porta-bebés ergonómicos ou Babywearing FSOT e Affordable Baby Slings For Sale Or Trade têm muita oferta disponível.

Opção 5: comprar uma capa ou extensão

Em vez de investir num casaco podemos comprar uma capa ou extensão, uma espécie de manta que colocam em volta do pano e que protege do vento e do frio e, como é impermeável, deixa a criança aconchegada e isolada da chuva. Em Portugal podem encontrar as capas na loja Leva-me Contigo, Cukuru e Aconchegados. Podem também encontrar vários na página Etsy.

Foto de topo de página por Mark Turner, CC BY, recortado