Defeitos dos panos tecidos: tecelagem

Não há nada perfeito neste mundo e os panos às vezes também vêm com defeitos. Até mesmo quando compramos panos novos, pode acontecer que o pano não seja perfeitinho. A maioria destes defeitos deve ser incluída na descrição do pano que estamos a vender ou que queremos comprar.

Algumas marcas dividem o stock em panos de primeira categoria (sem defeitos ou falhas) e de segunda categoria (com pequenos defeitos que não prejudicam uso). Por isso, sempre que compramos um pano, seja novo ou usado, o que devemos fazer é uma revisão para ver se está tudo bem.

Estes defeitos podem aparecer logo durante o processo de tecelagem ou mais tarde durante o uso do pano. Vou incluir neste post os termos ingleses de cada defeito, para ajudar também quem compra panos no estrangeiro.

Defeitos de tecelagem

Para perceber melhor o que são estes defeitos que aparecem durante a tecelagem é preciso diferenciar o que é a trama e o que é a teia. A trama são os fios que se alongam na direção horizontal do pano, os mais compridos. A teia são as linhas que se alongam na vertical.

Este tipo dos defeitos chamamos defeitos cosméticos. A maioria deles não se consegue arranjar, mas não trazem nenhum perigo para a utilização:

1. Fios frouxos (em inglês, shifting)

defeitos-dos-panos-shifting

À primeira vista pode parecer grave porque dá a sensação que o pano tem um buraco mas, muitas vezes, este defeito desaparece depois de uma lavagem. E mesmo se depois do banho os fios continuam assim, frouxos, podem ser arranjados. Podem encontrar um bom tutorial no canal do Youtube da Alashandra Raynolds sobre como o fazer.

 

2. Falta do fio (em inglês, skipped thread)

defeitos-dos-panos-SKIPPEDTHREAD.jpg

É um dos erros que aparecem durante a tecelagem e que não pode ser arranjado. Não causa perda de rigidez e não põe em risco a segurança das amarrações, é simplesmente um defeito visual do pano.

 

3. Inchaços dos fios (em inglês, nubs and slubs)

defeitos-dos-panos-NUB-SLUB.jpg

Os fios de fibras naturais não são sempre do mesmo tamanho e largura. Às vezes são um pouco mais grossos e isto cria pequenos inchaços na trama, situação que é muito comum com fios de linho, de cânhamo, de seda salvagem e algodão orgânico. Não há maneira de arranjar-lhes, mas até considerado a beleza destas fibras. Entre estes tipos das irregularidades podemos distinguir nubs (pequenas bolinhas de fibra) e slubs (fios mais grossos).

 

4. Nó nos fios (em inglês, weavers knot)

Foto gentilmente cedida pela Mariana Serra, All rights reserved 

Por vezes, o fio termina durante a tecelagem e é preciso adicionar um novo fio a partir desse sítio. Para não interromper o processo é feito e um nó pequenino para juntar o fio novo e continuar a tecer.

 

5. Fio solto a sair de baixo da bainha (em inglês, loose hem thread)

defeitos-dos-panos-fio-a-sair-da-bainha-tula

Não tem muito que enganar, é apenas um fio solto na bainha, tal como acontece por vezes em qualquer outra peça de vestuário.

A segunda parte sobre os defeitos dos panos que aparecem durante uso já na próxima semana. Não percam!