Defeitos dos panos tecidos: utilização

Não há nada perfeito neste mundo e os panos às vezes também vêm com defeitos. Estes defeitos podem aparecer logo durante o processo de tecelagem ou mais tarde durante o uso do pano.

Vou incluir neste post os termos ingleses de cada defeito, para ajudar também quem compra panos no estrangeiro.

Defeitos de uso

Para perceber os defeitos de uso, temos que pensar em tudo o que fazemos com um pano. Usamo-los para passear, para por os bebés a dormir, para aproveitar e comer quando os bebés adormecem no pano. Entalamo-los na porta do carro para fazer sombra e por vezes servem de manta no parque ou na praia. Lavamo-los, passamo-los a ferro e voltamos a quebrá-los e repetimos isto vezes sem conta. E apertamos os nossos bebés neles, sempre prega por prega, centenas de vezes.

Os defeitos de uso são aqueles que nós causamos no pano na sua utilização. Não há como evitar, mais tarde ou mais cedo, um destes vai aparecer.

1. Manchas (em inglês, stains)

defeitos-dos-panos-stain

Qualquer tipo de sujidade que não sai na lavagem. Por exemplo, gorduras da comida, das mãos dos bebés ou das nossas que podem ser transferidas para tecido.

2. Buracos (em inglês, holes)

defeitos-dos-panos-HOLES.jpg

Pode ser difícil de acreditar mas também acontecem, quer por danos gerados mecanicamente ou no caso dos panos com lã, causadas por traças.

3. Fio rompido (em inglês, broken thread)

defeitos-dos-panos-brokenthread

Quando uma das linhas da trama rompe. Não é grave e não vai causar problemas no uso, mas é melhor arranjar. Uma das possíveis soluções é encontrar as duas pontas de fio e fazer um nó. No canal do YouTube da Catherine Marie Brock podem encontrar um video que mostra esta técnica.

4. Fio puxado (em inglês, pull)

defeitos-dos-panos-pull

Quando o fio sai da trama. Acontece mais facilmente com panos finos, por exemplo, os panos Didymos Prima (antigamente chamados Indio), ou em panos com desenhos mais elaborados. Felizmente, também pode ser arranjado. No canal do YouTube da Miranda McGhee podem ver um bom tutorial sobre como arranjar um fio puxado. Se têm medo ou simplesmente não têm jeito para estas coisas (como eu por exemplo) podem mandar o pano para Fix-a-pull – uma companhia que arranja os fios puxados para vocês.

5.  Rugas que aparecem nas margens do pano (em inglês, creases)

defeitos-dos-panos-creases

São causadas pelo uso intenso do pano e consequente persistência das dobras. Os panos de algodão, com linho ou com cânhamo são mais vulneráveis a este defeito. Não visíveis durante uso, mas nota-se que não perdem as rugas depois de lavados e passados a ferro.

6. Pano feltrado (em inglês, felted)

Aceitam-se contribuições de fotos para este defeito

Já alguma vez puseram uma camisola de lã na máquina de lavar roupa só para tirá-la depois e descobrir que ficou em tamanho XXXXS? É exatamente isso, mas num pano. A boa notícia é que isto só acontece com panos que têm lã e só acontece quando lavamos o pano em temperatura alta demais. Não tenho nenhuma foto que ilustra o pano feltrado mas posso dizer que o primeiro sinal devia ser a largura do pano: se o pano fica muito estreito e ainda por cima tem a largura diferente em vários sítios do pano isto pode ser preocupante. Outro sinal do pano feltrado é quando o pano deitado não fica liso mas com uma espécie de ondas.

Não é defeito…

No fim do dia, lembrem-se que é só um pano. É uma peça de tecido para carregar os nossos bebés. Até acho que estas marcas são boas, fazem parte da experiência de babywearing, as marcas com que ficam daquilo que vivemos com eles e do que acompanham no dia-a-dia da nossa família. Quase que dá para dizer, não é defeito, é feitio.

E vocês, também têm panos com defeitos pelos quais são apaixonadas? Partilhem as fotos connosco!