Até que se esgotem as peças de Lego

Já todos passámos por isto, provavelmente vezes sem conta. Sentamo-nos no tapete com os nossos miúdos e uma caixa cheia de legos e, mesmo sem saber o que vamos construir, sabemos que a brincadeira só acaba quando se esgotarem as peças de lego! E nem é uma questão de objetivo ou divertimento ou entretenimento.

É uma questão de honra!

O básico

Normalmente começamos por construções simples,  uma casa, uma torre, um avião, um carro, um camião. Meia dúzia de blocos empilhados num formato que seja facilmente reconhecível com as quais os nossos miúdos possam brincar. Mas estas construções simples têm um efeito adicional.

2016-10-29-11-53-17
Avião, feito pelo Gustavo, All Rights Reserved

Rapidamente os miúdos aprendem a imitar-nos e a repetir as construções que fazemos. O formato até pode ser inesperado, mas é sempre encantador.

Os “Super”

Conforme pais e filhos se tornam mais experientes nas construções, começamos a introduzir os “super”. Os “super” são variantes das construções iniciais, mas em tamanho gigante: o super-avião, o super-camião, a super-casa.

super-aviao.jpg
Super-avião, All Rights Reserved

Iniciar o trilho dos “super” leva os pais irremediavelmente a uma espiral de visitas ao OLX à procura de bons negócios de legos em 2ª mão e à repetição da mesma frase a cada construção.

Filho, faltam-nos peças, temos que ir ao OLX…

A simetria

A espiral acontece porque no trilho dos “super” há também uma forte necessidade de simetria. É uma batalha estoica conseguir manter uma ordem nas cores dos blocos utilizados e uma harmonia nas formas construídas, baseadas na disposição simétrica e calculada de cada peça.

casa-simetrica.jpg
Casa com super escadas, totalmente simétrica, All Rights Reserved

Mas a simetria é uma característica efémera neste duro mundo das construções de lego…

No início usamos os amarelos, vermelhos e azuis e as formas mais abundantes (2×2 e 4×2) e conseguimos manter uma coerência e simetria perfeitas, em que aplicamos cada peça tendo já em mente a próxima peça a aplicar, numa previsão constante daquilo que estamos a edificar.

A escassez

No entanto, conforme avançamos na obra, começamos a ter que lidar com a escassez de peças. Sobram-nos agora os laranjas, os rosas, os cinzentos e as várias tonalidades de verdes. E para manter a simetria temos que quebrar o equilíbrio de cores.

E a determinado momento reparamos que temos um total ímpar de peças de uma determinada cor ou formato e a quebra da simetria é a única alternativa que temos para evitar a vergonha de ter que desistir e terminar a construção deixando peças de sobra.

torre-duplos.jpg
Super Torre ou Super Chaminé, All Rights Reserved

Desistir nunca, nem que empilhe as peças que sobram umas em cima das outras e faço uma super chaminé neste super camião, super avião ou super casa…

Os diálogos

Quer seja durante os básicos, quer seja durante os “super”, com ou sem simetria, com ou sem as peças todas, uma coisa é certa: estas brincadeiras vão também trazer momentos, expressões e frases absolutamente memoráveis, daquelas que é de caras que são #cenasdepai.

Eu: Onde está a peça amarela?

Perguntava eu regularmente ao meu rapaz, para o incentivar a procurar o telhado amarelo. Mas rapidamente o tema derivou e a minha questão tinha uma resposta imediata do meu rapaz:

Ele: Onde está a peça amarela, tata?

Por fim passávamos a brincadeira toda a construir e a repetir freneticamente “onde está a peça amarela?” até que finalmente terminamos a super construção, não sobra nem uma pecinha e dizemos com orgulho “Filho, já está” e ouvimo-lo responder:

Ele: Ainda não está pronto, tata!

E aquele momento em que a brincadeira inicia e o puto ainda nem conseguiu decidir o que quer construir, mas a euforia já tomou conta dele e a única coisa que consegue dizer é:

Ele: Vamos fazer… super… aqui

conversas-lego-duplo.jpg
Em plena construção, All Rights Reserved

Ou quando pegas na peça que não deves e o puto olha para ti com um olhar reprovador e diz:

Ele: Não podes mexer! Não podes mexer, tata! Não podes mexer aqui!

As construções

Por fim, mas não menos importante, registem as vossas construções. A brincadeira aqui só acaba depois de sacar algumas fotos da construção que acabámos de fazer.

simetria-collage
Super casas, super camiões e super casa-camião, All Rights Reserved

Têm construções a partilhar?

E por aí, o que sai quando pegam nos legos? Partilhem as vossas construções que certamente servirá de inspiração a outros pais!

Foto de topo de página com quatro estações de comboio, Santa Apolónia, Warszawa Centralna, Roma Termini e Porto Campanhã, All Rights Reserved