Posso amamentar no pano?

Mais uma vez estamos a celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno e mais uma vez estou a pensar que a relação entre babywearing e breastfeeding por vezes não fica bem explicada.

Babywearing facilita a amamentação

Ouvimos muito que carregar bebés ajuda imenso na amamentação. É verdade! Há estudos que indicam que mães que carregam os seus filhos amamentam mais.

A proximidade entre o bebé e a mãe torna-os mais ligados fisicamente e emocionalmente. A mãe fica mais atenta às necessidades do bebé e, claro, o bebé que tem a sua comida preferida mesmo á frente do nariz pede mama mais vezes. Alguns bebés, por exemplo os que sofrem de refluxo, mamam mais facilmente quando a mãe está em movimento. Aqui o babywearing é uma ferramenta muito útil.

Mas muitas vezes ouvimos que as mulheres querem dar mama no pano ou na mochila e não conseguem encontrar amarração ou posição confortável.

E se eu vos disser que não existe uma amarração mais indicada? E se eu vos disser que na verdade nenhuma delas é mais indicada do que outra?

Podemos amamentar na posição vertical e horizontal. Podemos amamentar no pano e na mochila. Podemos amamentar no mei-tai e no sling de argolas. Cada uma de nós tem que encontrar uma posição que serve melhor para si.

Para mim foi sempre mais fácil amamentar em segurança usando sling de argolas.

#shadesofyellow #ninguemficapendurado #wovenwings #babywearingloveportugal #rs

A post shared by Apertadinhos.com (@julia_wronikowska_nunes) on

 

Agora a parte mal explicada

Há quem diga que não se deve dar nem mama nem biberão nem nenhuma outra comida quando o bebé está a ser carregado. A razão é que no caso de engasgamento temos pouco tempo e muita dificuldade de tirar bebé para ajudá-lo.

A minha experiência pessoal confirma esta preocupação. Desde muito cedo que tive muito fluxo e o leite saía tanto que os meus filhos não conseguiam beber sem se engasgar. Nestas situações, tê-los no pano seria muito perigoso e stressante.

Mas então como é que o babywearing ajuda na amamentação se não podemos fazer isto no pano?

 

A resposta é que podemos

Podemos, mas temos que seguir algumas regras para conseguirmos amamentar em segurança. Ficam aqui as minhas cinco regras de amamentação segura no pano, mochila ou sling.

1. Desapertar os nós

Alargar o pano, o cinto e as alças para ter mais espaço e ter possibilidade de tirar bebé facilmente sempre quando será preciso

2. Mãos ocupadas

Com o pano desapertado não podemos ter mãos livres e temos que segurar sempre no bebé

2. Nariz bem visível

É uma regra base no babywearing, ainda mais importante a amamentar no pano, manter as vias respiratórias do bebé sempre livres e à vista

4. Bebé descoberto

Não tapar a cabeça do bebé com pano para não puxar em demasia a cara do bebé contra o peito

5. Reajustar depois de amamentar

Depois do bebé adormecer, tirar gentilmente mamilo da boca, recolocar o bebé para a posição simétrica e fisiológica. Reajustar o pano, mochila ou sling.

Foto de topo de página por Flávio Correio Lima CC BY-NC-ND 2.0