Remate final do Encontro de Babywearing de Lisboa e Porto 2017

Foi o regresso do Mega Encontro da Semana Internacional de Babywearing e, pelo segundo ano consecutivo, as expectativas foram superadas.

Este ano, mudámos os locais do encontro, sendo que em Lisboa as famílias dirigiram-se à Escola Vasco da Gama, no Parque das Nações, e no Porto, aos jardins do Palácio de Cristal.

O tempo começou encoberto, e no Porto o frio fez-se mesmo sentir, mas em ambas as cidades o sol deu-nos o prazer da sua presença e pudemos desfrutar de uma autêntica manhã de verão em pleno outono.

Entrelaçados

“Entrelaçados” foi o tema escolhido pela comunidade organizadora do evento global. A Semana Internacional de Babywearing realizou-se de 2 a 8 de outubro.

A inspiração para este tema veio dos diferentes fios entrelaçados no processo de tecelagem de todos os tipos de porta-bebés. Todos estes fios individuais, quando tecidos, criam um único tecido. Da mesma maneira, as pessoas individuais e grupos existentes no mundo criam em conjunto uma comunidade de babywearing global

O assunto de todo o encontro andou à volta do Babywearing e dos diferentes tipos de porta-bebés, dos seus materiais, dicas de segurança, diferentes portes e, claro, de mitos, assim como do apego relacionado com o carregarmos os nossos bebes de forma ergonómica e de darmos colo, sem apoio das mãos, ficando estas livres para outras atividades ou, simplesmente, para não sobrecarregarmos os membros superiores.

Seiscentos participantes!

Este ano, os números atingidos foram bem redondos, perfazendo um total de 600 pessoas (entre pais e filhos, avós, tios, primos, amigos) que se dirigiram a mais um encontro promovido pelo blogue Apertadinhos. Em Lisboa, contámos com 477 pessoas e no Porto tivemos a presença de 123 pessoas, tendo sido oferecidos 31 porta-bebés, além de canecas, posters, sacos de pano e muitas outras coisas.

A alteração do espaço em Lisboa não podia ter corrido melhor! Esta escola no Parque das Nações dispõe de muito espaço para as crianças brincarem e houve lugar a corridas, jogar à bola, andar de bicicleta e ainda tivemos tempo para fazermos algumas brincadeiras no parque infantil, que até um barco de piratas tinha.

Já no Porto, o bom tempo que se fez sentir durante a semana pregou-nos uma partida e o tempo menos ameno daquela manhã afastou algumas pessoas do encontro.

Dança, ioga e flash workshops

Neste encontro manteve-se a dança e o ioga devido ao sucesso obtido no ano anterior; a grande novidade foram os flash workshops com os temas Ergonomia, Elásticos, Ajuste, Tabu, Mitos, Não caias, “Pa” Papás, Ponta dos dedos, Sling de Argolas, Apego, dinamizados tanto por nós como por convidados de outros blogues/youtubers, consultoras, entre outros.

Por estar grávida de 37 semanas, este ano a minha participação foi menos entusiasta, mas ainda deu para falar um pouco de Bellywrap e ensinar 2 portes diferentes (que também ajudam a quebrar o pano) com incidências em “problemas” diferentes e na importância do ajuste também de prega a prega.

E para o ano?

Claro que pensamos manter o evento para o ano, mas existem questões que podemos sempre a melhorar – e já recebemos algumas sugestões (umas mais praticáveis que outras). O que retiro de toda esta experiência é que as pessoas querem algo mais profissional do que apenas convívio, o que demonstra o interesse e preocupação com esta temática.

Todas as fotografias foram tiradas e gentilmente cedidas pela Patrícia Ferreira.