Panos elásticos – informação básica

Já há muito tempo que tive em mente partilhar aqui algumas informações sobre estes panos que são tão popular escolha dos pais. Foi também primeira escolha nossa, cá em casa. Os nossos primeiros passos como babywearers eram com pano elástico.

Existem vários tipos dos panos elásticos e há imensas marcas que os produzem. Eu hoje vou me concentrar no facto do qual às vezes se esqueça: não importa se o fabricante diz que é elástico ou semi elástico ou híbrido ou não. No fim, se o pano é de malha estamos sempre a falar de panos feitos pelo processo de tricotagem. Então não importa se tem elastan ou 100% algodão vão sempre ser elásticos. Por isso mesmo em inglês não se distingue se for muito ou pouco elástico – são sempre “stretchy”.

O que isto significa para os utilizadores?

Primeiro coisas boas:

– a malha é macia e fofa desde primeiro dia. Não precisa de ser quebrada;

– panos elasticos são bastante fáceis de aprender usar porque não há muitas amarrações que podemos usar.

Agora coisas menos boas:

  • como já falei não há muitas amarrações e isso pode ser uma desvantagem;
  •   para oferecer suficiente apoio devemos sempre usar três camadas do pano por cima do bebé. Porque? Para proteger a coluna do nosso bebé ela precisa do apoio. Uma camada do pano com elasticidade simplesmente não nós garante que todas as partes da coluna estão bem suportadas
  • três camadas significam que no verão vamos ter mais calor;
  • com uso o pano vai começar perder as suas características;
  • com bebés maiores, mais pesados pano vai começar a ceder e vamos sentir isso nas nossas costas;
  • os panos elásticos são sempre muito compridos, normalmente todos têm por volta de 5 metros de comprimento. Porque precisa se muita malha para fazer amarração em frente com três camadas.

Então serão os panos elásticos um boa opção?

Acho que sim. Para iniciantes, para quem tem bebé pequeno. Mas para quem procura uma solução que vai durar mais tempo eu recomendo pano tecido ou um dos porta-bebés estructurados como por exemplo mei-tai ou mochila de fivelas.