Babywearing em Portugal com a ClauWi®

por Julia Wronikowska Nunes

As últimas semanas foram muito excitantes para mim mas acho que também para a comunidade da Babywearing em Portugal. Pelo segundo ano consecutivo a ClauWi ® Trageschule Schweiz, escola internacional de babywearing veio a Portugal para proliferar a formação em babywearing, com dois módulos de 3 dias cada, para certificação de consultoras ClauWi® nível 1 e nível 2.

Estes dias foram cheios de partilha, de conversas importantes e às vezes não tão importantes 🙂

Portugal conta já com 9 Consultoras de babywearing ClauWi® (nível 1) e 3 Consultoras Avançadas de babywearing ClauWi® (nível 2), graças a uma aposta forte da ClauWi® no nosso país, que será intensificada num futuro próximo com a abertura da ClauWi – escola de babywearing Portugal

ClauWi-modulo-2Fotos: ClauWi® módulo 2, Julho-2016

O que é a Clauwi ® Trageschule?

ClauWi® é uma escola de babywearing fundada na Alemanha por Claudia Hahn e Petra Wilhelm em 1999, baseada em princípios de ortopedia, fisioterapia e osteopatia e que pesquisa ativa e intensivamente o que há de melhor para o desenvolvimento da criança e para a saúde dos pais.

Os princípios que a ClauWi® transmite aos seus consultores são:

  • Consultoria apenas quando solicitada, sem proselitismo;
  • Consultoria de acordo com a vontade dos pais, próximo do cliente;
  • Aconselhamento positivo, sem criar inquietação.

Depois da sua génese na Alemanha, a escola tem hoje polos na Áustria, Suíça e Polónia e cursos ministrados em Portugal, Inglaterra, Hungria, Israel e Estados Unidos.

Como funciona a formação?

A formação ClauWi® está dividida em 4 níveis, que exploram todas as características do babywearing. Cada nível permite aprofundar o conhecimento da consultora, tanto em termos gerais como para situações específicas.

No nível 1 são abordadas as bases de anatomia e desenvolvimento do bebé, como ensinar amarrações com pano tecido (FWCC, canguru, rucksack, sling de argolas) a teoria e prática de Mei-tais e mochilas ergonómicas e como dar consultas e dinamizar workshops. Este nível básico tem duração de 18 horas e forma Consultoras de Babywearing ClauWi®.

O nível 2, também com duração de 18 horas, forma Consultoras Avançadas de Babywearing ClauWi®. É feito um aprofundamento de conhecimentos e técnicas de amarrações, seguido de uma abordagem ao apego e a importância do contacto físico e uma introdução aos distúrbios posturais e o seu impacto no babywearing. Aborda também como ensinar amarrações Double Hammock, Robin’s Hip Carry e canguru na anca e entra em detalhe sobre os tecidos para babywearing.

Depois de nível 2, a consultora pode fazer uma Certificação ClauWi®, uma prova com avaliação e feedback individual, e passa a ser uma Consultora de Babywearing ClauWi® Certificada.

Os níveis 3 e 4 são módulos de especialização, de 8 horas cada um, relativos a babywearing com bebés prematuros e gémeos (nível 3) e babywearing e necessidades especiais em bebés e em adultos.

Video: ClauWi® módulo 2, Lisboa, Julho de 2016

E quem são as consultoras?

Nota do editor, 13 de Setembro de 2016: a pedido de uma das consultoras o seu nome foi removido da listagem seguinte.

Nível Nome Localidade
Consultoras Avançadas de Babywearing ClauWi®
(nível 2)
Joana Moita Lisboa/Sintra
Julia Wronikowska Nunes Lisboa
Gosia Krogulec Braga/Porto
Consultoras de Babywearing ClauWi®
(nível 1)
Ana Candeias Oliveira Sintra/Cascais
Alexandra Maia Porto
Alice Amieiro Pinho Lisboa/Setúbal
Cristina Leite Pincho Lisboa
Lucília Ribeiro Leiria
Katia Amorim Verdasca Lisboa
Marília Pereira Lisboa/Costa de Caparica
Nome indisponível Faro
Tatiana Dominguez Lisboa

Há outras escolas?

Sim, claro! Nenhuma escola tem a pretensão de monopolizar o gosto que é carregar os nossos bebés apertadinhos contra nós e como em tudo, há diversas formas de se atingir o mesmo objetivo. Diferentes escolas apresentam abordagens distintas ao babywearing e a oferta formativa é muito variada. Por exemplo os habitantes do Algarve podem contar com a ajuda da Tais Nemchenko, uma consultora certificada pela Associação de Babywearing na Ucrania.

Nem todos necessitamos do mesmo nível de especialização e nem todos queremos ser certificados e como tal há também diferentes soluções adequadas às necessidades que cada um de nós tem.

Mas todas as escolas têm dois pontos em comum: a vontade de manter uma ligação forte e próxima aos nossos bebés e a vontade de lhes proporcionar bem-estar e segurança. Em qualquer curso ou workshop que frequentem vão perceber que, por exemplo, a checklist de segurança para uma boa amarração é comum a qualquer abordagem ao babywearing.